Saturday, October 21, 2006

Tutorial de Pizzicato

Ae pessoal, blz?? este é um tutorial sobre a técnica do Pizzicato (lê-se "pitzicato"). Ele pode aparentar ser uma técnica simples, sem muita variações, mas se aprofundarmos o nosso estudo sobre veremos que isto não é verdade. Este é o primeiro de uma série de tutoriais que irei postando aqui, trantando de assuntos, que vão além deste, como por exemplo: técnicas de mão esquerda, técnicas de palheta, Tapping, Slap e percurssão.

1 - Bom, vamos começar. Primeiramente vou montrar as várias aplicações do Pizzicato. ATENÇÃO: estas não serão todas, existe muito ainda para desenvolver ;).

Pizzicato de 2 dedos.

Este é o Pizzicato mais básico, utiliza-se os dedos idicador e médio. Usado na maioria das músicas, pois é uma técnica fácil. Dá uma sonoridade do tipo: dum-dom-dum-dom...

Pizzicato de 3 dedos

É umas técnica não aconselhada para iniciantes, pois precisa-se de uma boa coordenação motora, e caso não a tenha o som pode sair muito sujo, além de lento, pois para conseguir velocidade nesta técnica é preciso treinar muito. As vantagens do Pizzicato de 3 dedos são que os músculos se cansam menos e consegue-se tocar muito mais rápido. Possui uma sonoridade do tipo dum-dom-dim-dom-dum-dom-dim.

A sequência é: I-M-A-M-I-M-A

I = Dedo indicardor
M = Dedo médio
A = Dedo anular


Pizzicato de 1 dedo

É usado apenas com o dedo indicardor, e serve para tocar com a mesma batida, tipo: dum-dum-dum. É aconselhável utiliza-lo em passagens mais lentas.

2 - Cavalgadas

Cavalgas são formas de usar o Pizzicato com uma sonoridade mais "cavalgada", tipo: dum-dom-dim-pausa-dum-dom-dim... Têm uma boa aplicação em partes corridas e agitadas das músicas.

Existes cavalgas de 2 e 3 dedos.

As de 2 dedos são:

I-M-I Pausa I-M-I...

ou

I-Pausa-I-M-I-2 X Pausa-I-Pausa-I-M-I-2 X Pausa...

As de 3 dedos são:

A-M-I-Pausa-A-M-I-Pausa

ou

M-A-M-I-Pausa-M-A-M-I-Pausa

ATENÇÃO: estas são apenas sugestões de como se fazer a cavalgada.

3 - Aplicações


Uma coisa que influencia no som é o local da corda onde você vai fazer o ataque. Enxistem vários jeitos:

Braço

Você pode apoiar o dedo polegar sobre a escala e tocar assim, isto vai produzir uma sonoridade grave e com menos punch.

Captador do braço

Produz uma sonoridade um pouco menos grave, com um pouco a mais de punch.

Corda

Consiste em apoiar o dedo polegar sobre a ultima corda (para isto é bom ter uma COntrabaixo de 5 cordas), entre os dois captadores. Produz uma sonoridade média.

Captador da Ponte

Cria uma sonoridade mais aguda e com bastante punch.

Ponte

Consiste em apoiar o dedo polegar sobre a ponte. A sonoridade é muito aguda e com muinto punch. Além de proporciar uma técnica de pizzicato extremamente rápida, pois a corda nessa região oferece uma resistência maior.



4 - Ultimas considerações sobre o Pizzicato

Esta técnica é corretamente realizada não puxando a corda, mas sim raspando os dedos sobre elas.

5 - Conclusão

Como pode-se ver, o Pizzicato é uma técnica bastante versátil que permite tirar sonoridades bastante diferentes. Boa sorte nos treinos. E caso alguém queira divulgar este artigo, por favor me avise mandando um e-mail para egregora arroba gmail.com e coloquem os devidos créditos. Vlw

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?