Saturday, October 21, 2006

INICIANTE COMO COMPRAR SEU BAIXO

1º - Defina o quanto de grana você está disposto a investir;

2º - Tenha em mente o tipo de som que você pretende tirar do baixo. Por exemplo, um som mais vintage (antigão, tipo rock dos anos 70) nestes casos baixos modelos Jazz Bass ou Precision se encaixariam bem; ou então um som mais "modernoso"...

3º - Faça um levantamento das marcas acessíveis dentro da faixa de preço estipulada (não se esqueça de pesquisar por usados, pois muitas vezes encontramos algumas barbadas), e das sonoridades que mais te atraem.

4º - Procure TESTAR em lojas ou com os amigos os intrumentos relacionados;

5º - Fique com o que VOCÊ mais gostar! Se você comprou um Tonante porque gostou dele, e você acha q o timbre dele é exatamente o que vc está procurando, então vai fundo! Seja feliz com ele!

6º - Lembre se de uma coisa: quando vc compara baixos dentro de uma faixa de preços, é difícil falar qual é o melhor, pois cada modelo possui uma característica diferente do outro (q não quer dizer q um é melhor que outro), como por exemplo, Baixo A e Baixo B custam 700 reais, mas o baixo A tem um som mais Grave, e o Baixo B tem um som mais médio. Nenhum vai ser melhor que o outro, simplesmentem possuem qualidades diferentes, e cada um vai corresponder melhor ao som que vc gosta (ou mais grave ou mais estalado).

7º - Evite pegar um instrumento pensando nas "melhorias" que vc pode fazer nele, pq geralmente com a grana que vc irá gastar pelo baixo, + novos componentes (captadores, por exemplo) + mão de obra em alguns casos acaba ficando quase o preço de um instrumento top (com exceção dos casos ondem existe valor sentimental ou vc tem grana pra investir e não lhe fará falta)

Bom... Acho q é isso.

Em breve pretendo criar uma Lista de marcas e qualidade sonoras por faixa de preços

Mais dicas, por favor, acrescentem neste tópico

Abraços, e boa sorte!

Marcio Azzarini
www.marciobasspage.cjb.net


Uma dica, evite levar amigos com você para a loja na hora da compra, você pode acabar levando uma coisa completamente diferente do que você estava planejando.

1) Se o baixo que vc quer é caro, orçe um semelhante de luthier. Com alguma economia em peças, vc pode sair com um intrumento que te acompanhe por um maior tempo e, assim que entrar uma grana maior, vc dá um upgrade na parte elétrica por exemplo.
2) Cuide bem a madeira destes intrumentos mais baratos, muitas vezes, os braços são de madeira verde e empenam com facilidade. (novamente o de luthier torna-se superior neste ponto)

Explicação Sobre ''baixos Ativos x Passivos''

Bom, primeiramente o termo ''baixo ativo'' é completamente errado.
O Ativo do baixo é seu circuito ou captadores.

Como diferenciar um baixo com circuito Ativo
Uma caracteristica dos baixos com circuito Ativo é uma bateria de 9v aclopada em seu corpo, alem disso os circuitos ativos costumam a ter mais knobs (botões) do que os baixos passivos, pode ser de graves, medios, agudos, os passivos ja não tem, possuem apenas volume e tonalidade

Características de um circuito Ativo relacionado ao Passivo
Como disse no topico acima a qualntidade de knobs em um circuito ativo é bem maior se comparando a um baixo passivo.

Os circuitos ativos costumam a ter mais ganho de saida, necessitando em alguns casos ligar o baixo na entrada Low (menos ganho) do amplificador

Eles podem ser mais Agudos ou mais graves por causa do circuito de equalização (EQ)

Custo beneficio
Não acredito muito na diferença de preço entre um baixo com circuito ativo comparando a um baixo normal passivo, a diferença é muito pouca.

Tempo de duração da bateria
Normalmente um tempo bomd e uso completod e uma bateria varia de 3 a 6 meses, ja vi casos de bateria durando cerca de um ano, mas isso varia muito pelo tempo de uso do baixo

Lembrando que: enquanto o cabo estiver conectado no baixo, o baixo esta ligado e gastando bateria

Texto retirado de www.rbonelli.hpg.com.br

COMPRANDO INSTRUMENTOS USADOS
Raphael Mr.IO Bonelli - www.rbonelli.hpg.com.br

Eu, assim como a maioria de vocês, já comprei ou vendi intrumentos usados. Os que ainda não o fizeram, provavelmente o farão em um futuro não muito distante. Mas alguns cuidados tem que ser tomados para não cairmos em certas armadilhas e conseguirmos o preço mais junto o possível no item comprado. Este artigo foi criado por Doug Steischneider e traduzido por mim, como forma de esclarecer alguns detalhes importantes sobre a compra de usados.


COMPRAS LOCAIS
- Não faça uma viagem e mais de 2 horas para olhar um equipamento. A viagem é tão cansativa que você comprará, mesmo estando inseguro, apenas porque não irá querer fazer a viagem denovo.

- Antes de ir, pergunte:
Condições do equipamento?
A que tipo de uso ele foi submetido?
Por que você está vendendo ele?
Qual é seu preço nas lojas?
Você vai considerar minhas ofertas?

Você ficará surpreso com o quanto um vendedor honesto poderá informar. Este tipo de perguntas dão a você uma idéia do tipo de vendedor com o qual você está lhe dando. Se for evasivo ou vago ou você não gostar do tom das respostas dele, esqueça este equipamento. Se o vendedor estiver interessado e a conversa se mostrar esclarecedora e interessante mostrará que ele é direto e provavelmente tem um bom motivo para vender o equipamento.

Eu procuro por este tipo de vendedor:

1. Que usaram o equipamento em estudio ou em casa. (o equipamento está quase novo).
2. Comprou o equipamento e nunca usou. Pq: Continuou usando o antigo que tinha; não tocava tanto quanto devia; Não soava direito; era muito pesado.
3. Usou muito pouco por só tocar como hobbie.
4. A banda está terminando e ele vai precisar de dinheiro.
5. Vendedores que guardam a caixa e o manual de seus equipamentos, o que prova que ele é cuidadoso com as coisas.

Eu uso as seguinte guias quando explico ao comprador minhas ofertas. Eu digo a ele que este equipamento está valendo X na loja Y neste exato momento, independente do que ele tenha pago por ele a um ano ou um mês. Se aquele piano Rolando P-55 que custava $495 está agora custando $239 eu ofereço ao vendedor $165 (70 porcento do preço original).

Eu ofereço de 70% a 40% do preço atual como compensação pelo risco de comprar um equipamento usado sem garantias. 70% por alguma coisa relativamente nova e em ótimo estado; 60% por um equipamento que esteja em médias condições e não parece muito bem. 50 ou 40% por um equipamento de show que não pareça muito bem visualmente. Eu explico que se eu for vendê-lo daqui a 6 mêses que vou ter problemas por ele estar em más condições. Eu estou tentando conseguir o melhor preço e não roubar o vendedor.


COMPRANDO O EQUIPAMENTO

Se eu não estiver 100% confortável com a localização e a personalidade telefônica do vendedor leve então alguém com você. Eu nunca levo o dinheiro que o vendedor quer pelo equipamento, apenas o quanto eu quero pagar.

Eu levo junto o que for necessário para testar o equipamento a meu contento. Se estiver comprando um gravador de 4 trilhas e leve uma fita virgem, microfone e fones de ouvido. Eu gravo em cada uma das quatro faixas e toco com todos os recursos possíveis para checar se funcionam.

No caso de um ampli ou gabinete eu levo meu instrumento, (cabeçote ou caixa se estiver comprando um cabeçote ou uma caixa) e cabos, então toco no maior volume que irei utilizar o equipamento para ver se ele aguenta. Faço a checagem para ver se os falantes são originais de fábrica ou tento conseguir uma boa explicação de porque eles foram trocados. Se o ampli estiver visualmente feio não compro a peça a não ser que o vendedor faça um bom desconto.

No caso de comprar um contra-baixo, pergunte ao vendedor se ele tem, em casa, um ampli no qual você possa testar o instrumento... faça as regulagens, teste cada um dos potênciometro para checar por ruidos e coisas assim. Bate com um metal em cada um dos captadores para vê-los funcionando. Cheque as ferragens por pontos de ferrugem, a pintura e o braço. Cheque por trastejamentos e tente identificar os problemas que possam ou não serem sanados com regulagens.


COMPRANDO EQUIPAMENTO VIA INTERNET
Todos os anteriore e mais....

Pegue o telefone de casa e do trabalho do comprador. Se for uma grande compra, tente o número do serviço para ver se realmente existe e se ele é honesto.

Se a pessoa não responder as questões acima (não discuta muito via e-mail) desista. Eu dessiti uma vez de comprar um cabeçote porque o vendedor respondia todas as minhas perguntas via e-mail com a seguinte: ¿Continua a venda - $400.¿

Peça para por o equipamento na caixa original e depois dentro de uma caixa um pouco maior com material de empacotamento (uma especie de bolinha de isopor), e depois que escreve frágil e cada lado da caixa. Se ele não tiver a caixa original, peça para por uma caixa dentro de outra caixa.

Eu não compro falantes e instrumentos de corda pelo correio, pois temo que o preço do transporte devido seja extremamente caro.

Uma ultima nota - Sempre confie na intuição quando avaliar um vendedor. Se alguma coisa parecer estranha, desista imediatamente. Este é o grande problema com comprar equipamentos usados, você precisa da paciência de um santo para conseguir uma boa compra... as vezes é necessário esperar anos para que o vendedor certo apareça.!

Mas é melhor do que passar o resto do tempo se arrependendo.!

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?