Monday, July 31, 2006

O BRAÇO DE SEU INSTRUMENTO COMO LER O BRAÇO DO SEU INSTRUMENTO

O BRAÇO DE SEU INSTRUMENTO

COMO LER O BRAÇO DO SEU INSTRUMENTO

Antes de começar esta lição é bom que você esteja interado sobre escalas
e saiba já o que é uma quinta, uma quarta, tom, semi-tom e etc... caso
não, estarei logo colocando a disposição material sobre este assunto.

O Baixo tem uma vantagem incrivel sobre a guitarra. O fato de que seu
braço é simétrico. No baixo, a diferença de tom de cada corda é sempre
a mesma (ao contrario da guitarra que tem uma diferença entre a corda
SOL e a SÍ), cada corda é a quinta (na escala) da anterior. Assim sendo
RÉ é a quinta de SOL, LÁ a quinta de RÉ e MÍ a quinta de LÁ.

Sendo o braço do instrumento simétrico, esta leitura se repete em toda
a escala. Se andarmos para a segunda casa do baixo, temos na primeira
corda um LÁ, logo acima, na segunda corda, sua quinta que é MÍ, sobre o
MÍ, o SÍ e sobre este o FÁ#.

De quinta em quinta temos:

C - G - D - A - E - B - F# - C# - G# - D# - A# - F - C...

Vá procurando no seu baixo e veja como a quinta sempre está
na mesma casa da próxima corda...

Isto é o braço de seu instrumento, cada linha horizontal uma corda e
cada linha vertical um traste. Cada espaço uma casa, não confunda com
uma tablatura.
1 2 3 4 5 6 7
G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...

No caso, o mapa das notas nas primeiras 7 casas do instrumento seria.

G |--G#-|--A--|--A#-|--B--|--C--|--C#-|--D--|...
D |--D#-|--E--|--F--|--F#-|--G--|--G#-|--A--|...
A |--A#-|--B--|--C--|--C#-|--D--|--D#-|--E--|...
E |--F--|--F#-|--G--|--G#-|--A--|--A#-|--B--|...

Não se esqueça que tem notas que possuem dois nomes:
- F# = Gb; - G# = Ab; - A# = Bb;
- C# = Db; - D# = Eb;


Agora vamos mapear uma série de notas na escala muito importantes...
em cada exemplo o "XXX" marca a nota, e os numeros marcam o local
relativo a nota no qual se encontra a dita cuja.

OITAVAS - Exatamente a mesma nota, só que com o dobro da frequência
(no caso de mais aguda) ou o dobro (no caso de mais grave). Muito
importânte quando se usa o "slap n´ pop"... bate o dedão na nota e faz
o pop (puxar a corda por baixo) na oitava.

G |-----|-----|-----|-----|-----|--8--|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...


QUINTA - A quinta é componente principal em quase todas os acordes,
em qualquer acorde que você digite uma quinta existe grande chance de
que feche perfeitamente com o som... também é util no slap´n´pop.

G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|--5--|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|--5--|-----|-----|-----|...

TERÇA MAIOR - Fecha quase com todo acorde maior, é a nota que diferencia
um acorde maior de um acorde menor.

G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|--3--|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |--3--|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...

TERÇA MENOR - Idem a 3a maior, só que para acordes menores.

G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|--3--|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|--3--|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...

SÉTIMA DOMINANTE (ou menor) - Fecha com diversos acordes, principalmente
acordes em sétima e em Blues. Tem o sentido de tenção, ideal para fechar
compassos ou voltar a tônica.

G |-----|-----|-----|--7--|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|--7--|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...


...agora o mapa da mina...

O MAPA COMPLETO.

G |-5P--|-6m--|-6M--|-7m--|-7M--|-8---|-9m--|...
D |-2M--|-3m--|-3M--|-4P--|-4+--|-5P--|-6m--|...
A |-6M--|-7m--|-7M--|-XXX-|-2m--|-2M--|-3m--|...
E |-3M--|-4P--|-4+--|-5P--|-6m--|-6M--|-7m--|...

Ps.
- m = menor
- M = maior
- P = Justa
- + = Aumentada


Se você por algum motivo não entendeu nada disto, bem, logo estarei
disponibilizando os exercícios sobre escalas e modos... ai você vai
ficar sabendo o que é uma quinta justa, uma sétima maior, e etc...

Comments:
sim cara não entendi nadinha
tenho que aprender um pouco mais a teoria de escalas
 
Olá sou um baxista começando minha caminhada
gostarias de entra em contato com hoste
pra que possamos hablar um poco
?
és possivble ?
se for entra em contato
meu nome és gabriel becker
é o mesmo do orkut
se tiveres a fimde mi add
Minha inlfuência principal é Metallica !
 
cara muito bom toco a dois anos sem teoria nenhuma apenas de ouvido e gostei muito consegui inteder perfeitamente ja tinha tentado varias vezes estudar isso e nao tinha conseguido intender seu metodo é o mais didático que encontrei meus parabens e continue tocando
 
cara muito bom toco a dois anos sem teoria nenhuma apenas de ouvido e gostei muito consegui inteder perfeitamente ja tinha tentado varias vezes estudar isso e nao tinha conseguido intender seu metodo é o mais didático que encontrei meus parabens e continue tocando
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?