Monday, July 31, 2006

ACORDES DE CONTRA BAIXO

ACORDES DE CONTRA BAIXO

O.K. você diz, "O que é um acorde de baixo?". Bem, como alguns devem
saber, um acorde de baixo é um acorde tocado em um baixo. UAU! A descoberta
do século. Assim como na guitarra, um acorde é composto de duas ou mais
notas tocadas juntas (na verdade a definição de acorde é "três ou mais notas
tocadas juntas", mas como esta lição é voltada para baixos de 4 cordas, tive
de fazer algumas variações). Se você for um baixista experiente não haverá
nada nesta lição que seja difícil de entender. A lição requer apenas uma
força um pouco maior nos dedos e memória, e se você tocar guitarra ou tiver
noções básicas de teoria músical vai ser ainda mais fácil.

Um conselho... faça um aquecimento antes de continuar.

LÁ VAMOS NÓS

Vamos começar com os acordes de lá. Vc vai entender apartir dai.

Cada acorde é composto por notas que estão na escala da tônica.
Por exemplo. Um LÁ maior é composto da (Tônica, M3 e P5), ou seja,
LÁ, DÓ# e MI. Sacou?! Se não de uma olhada na lição sobre escalas.

LISTA DE ACORDES.
A = LÁ Maior (T, M3, P5)
Am = LÁ menor (T, m3, P5)
A7 = LÁ na sétima (T, M3, P5, m7 (ou 7 dominante))
AM7 = LÁ na sétima maior (T, M3, P5, M7)
A sus4 = LÁ com 4 suspensa (T, M3, +4, P5)


Destes acordes básicos você pode determinar muitos outros. Estas
tablaturas servem da mesma forma, não importando de qual traste você
começa. Elas estão com a tônica em LÁ, para formar outros acordes apenas
transporte a mesma digitação para o nova tônica. Então se você for
tocar um acorde de MI apenas desça toda a digitação (que está em LÁ) por
cinco trastes. Easy like that!

Os ()'s significam a digitação dentro da escala maior. Em alguns
casos a 3a ou a 5a foram omitidas para o acorde se acomodar nos baixos
de 4 cordas.
Você deve tocar todas as notas ao mesmo tempo, como se nas tabs
elas estivessem umas soubre as outras. A diferença na posição eu criei
para facilitar a leitura.

A maior (A)
G -------9---
D ----11-----
A -12--------
E -----------


A maior (A) v.2
G ----18-----
D -----------
A ----19-----
E -17--------


A menor (Am)
G -----------
D --------10-
A -----12----
E --12-------


A menor (Am) v.2
G ----17-----
D -----------
A ----19-----
E -17--------


A na sétima (A7)
G -12--------
D ----11-----
A -12--------
E -----------


A na sétima (A7) v.2
G ---18------
D -17--------
A ----19-----
E -17--------


A na sétima maior (AM7)
G -----13----
D ---11------
A -12--------
E -----------


A na sétima maior (AM7)
G --18-------
D --18-------
A ---19------
E -17--------


A com 4 suspensa (Asus4)
G --(11)12---
D -12--------
A -12--------
E -----------
P.s.: Este acorde é normalmente tocado como sendo maior (11), depois se faz
um hammer-on no (12)... mas pode se omitir o 11.

A com 4 suspensa (Asus4)
G ----19-----
D -----------
A -----------
E -17--------


Tudo bem. Como já expliquei para construir outros acordes apenas mova
toda a digitação para cima ou para baixo no braço do instrumento, fazendo que
a tônica (a nota mais grave, nesses casos) fique na nota do acorde que vc quer
construir. Tente manter a tônica acima do 12o traste, ou fica muito grave e o
som fica confuso. Apenas opinião claro, Não é regra.

CONCLUSÃO

Acordes podem ser combinados. Se você, por exemplo, quiser misturar os
acordes de A7 e Am para ter um Am/7 é simples, principalmente se você souber
dentro das escalas onde fica a 7a dominante do acorde. Use os acordes para criar
levadas, ritmos. Ou em solos, riff funky... o que você quiser. A qualidade mais
importante para um baixista é a criatividade.

Comments:
Otimo tutorial, espero tirar muito proveito :)
 
qualquer acorde ée desse msm jeito???
 
valeu a dica,me ajudou bastante.manda acorde pr baixo 6 cordas.
 
muito bom mesmo, até add sua pagina nos favoritos. walew

 
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